Notícias

Fundamentos da Música para Leigos
Aulas de teoria musical com a professora Marisa Ramires

Fundamentos da Música para Leigos

O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc pediu a professora Marisa Ramires que criasse um curso especial para nosso público nesta quarentena. Muitas pessoas que apreciam música, gostariam de adquirir ferramentas para uma melhor fruição na linguagem, sem necessariamente ter que se dedicar a aprender um instrumento, mas não há muitos cursos destes à disposição.

Marisa topou o desafio e apresenta, de maneira interativa, com muitos exemplos e exercícios, os fundamentos da música para leigos. Reconhecida por gerações de músicos como uma professora que dismistifica a temida 'teoria musical", detentora de uma didática cativante, Marisa Ramires vai conduzir, em dez encontros, uma divertida viagem pelas estruturas da linguagem artística que permeia nosso cotidiano de maneira transversal e fornecer elementos para que possamos melhor compreendê-la.

Com Marisa Ramires, mestre em Música pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), UNESP, São Paulo, Brasil; Bacharel em Instrumento (1983) e em Composição e Regência pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (1986), São Paulo, Brasil. Professora universitária e criadora dos cursos de música on-line "Sala de Aula Virtual", com aulas ao vivo, nas áreas de teoria, harmonia e contraponto.

Produção bibliográfica:

RAMIRES, Marisa . Harmonia: uma abordagem prática - Parte I. 1. ed. São
Paulo: edição de autor, 2008. v. 1. 198p .

RAMIRES, Marisa ; FIGUEIREDO, Sérgio L. Ferreira de . Exercícios de
Teoria Musical: uma abordagem prática. 6. ed. São Paulo: edição dos
autores, 2004. v. 1. 167p .

RAMIRES, Marisa . A Teoria de Costère: uma perspectiva em análise
musical. 1. ed. São Paulo: edição do autor, 2001. v. 1. 436p .

Para conhecer um pouco mais sobre o trabalho da professora Marisa Ramires, acesse também seu Site Oficial e o seu Canal no Youtube.
Produção: Victor Pratis.