Notícias

Metamorfoses - Pensar o mundo em tempos de pandemia
Como buscar novos modos de vida e de conviver em tempos de pandemia?

Metamorfoses - Pensar o mundo em tempos de pandemia

Entre os dias 14 e 17 de Outubro, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc realizou, virtualmente, o Ciclo de debates "Metamorfoses - Pensar o mundo em tempos de pandemia" que se propôs a pensar o mundo, buscando prospectar novos modos de vida e de conviver em tempos de pandemia, onde intelectuais, artistas e ativistas, trarão suas reflexões e novas formas de pensar, em meio a incertezas, em um dos momentos mais graves do mundo contemporâneo.

Confira abaixo tudo o que aconteceu nas oito mesas que compuseram esse ciclo.


Fim do mundo ou mudança de época?
Em meio à pandemia 2020, que irá ceifar mais de um milhão de vidas até o final de 2020, o mundo passa por profundas transformações nos campos econômico, sanitário, comportamental, cultural e psicossocial.
Com Luiz Marques, Historiador da Arte, professor da Unicamp, autor do livro “Capitalismo e Colapso Ambiental” e Ailton Krenak, vencedor Prêmio Juca Pato – 2020 como Intelectual do Ano, autor do livro “Ideias para adiar o fim do mundo".





Casa, trabalho, alimentação e lazer: fronteiras diluídas
O espaço da Casa, doméstico por excelência, assume um novo papel no contexto de pandemia: o teletrabalho, os novos hábitos alimentares, o cozinhar em casa, o lazer no ambiente doméstico, as crianças e os jovens. 
Com Christiane Gasparini, especialista em segurança alimentar e nutricional e
Karen Acioly, articuladora da Cultura da Infância.
Mediação/análise: Mário Fernandes – Graduado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Jundiaí, Mestre em Planejamento e Gestão de Serviços em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi e Gerente do Sesc Campo Limpo.





Além do trabalho: as novas formas de subsistência da vida
A crise no trabalho e as novas formas de produzir e distribuir riquezas, alavancadas pelas evoluções tecnológicas do século XXI, são aceleradas pelo contexto de pandemia.
Com Julia Pedote Lourenção, geógrafa, doula e ecoarte educadora, Feira Agroecológica e Cultural de Mulheres no Butantã e Paulo da Silva Lima “Galo”, Motoboy e liderança do movimento de entregadores de aplicativos.
Mediação/análise: Ladislau Dowbor, Professor Titular de Economia na PUCSP. Autor do livro “O Capitalismo se desloca – novas arquiteturas sociais”.





O povo pelo povo, a solidariedade nas comunidades

Novos processos de reorganização comunitária nos territórios. O retorno da prática do Socorro Mútuo, em que os pobres articulam suas próprias redes de solidariedade em contexto de insegurança e desamparo.
Com Jera Guarani, liderança Guarani na terra Tenonde Porã, pedagoga formada pela USP e pesquisadora das sementes tradicionais e Fábio Ivo Aureliano, Líder comunitário, Rede Brasilândia Solidária, foi conselheiro tutelar por 8 anos e articulador de cooperativa de reciclagem.
Mediação/análise: Mariana Ruocco, nutricionista, Mestranda do Programa de Formação Interdisciplinar em Saúde da USP e Assistente da Gerência de Saúde e Segurança Alimentar do Sesc São Paulo.





Violência, resistência e outras formas de convivência
A pandemia também se reflete na violência, com o aumento da brutalidade cotidiana, a violência social, as medidas de resistência, a violência doméstica, a agressão às mulheres.
Com Renata Carvalho, atriz, Fundadora do MONART Movimento Nacional de Artistas Trans; Elizeu Soares Lopes, advogado, especialista em direito constitucional e administrativo, esteve como secretário adjunto da Igualdade Racial, Ouvidor das Polícias do Estado de São Paulo e Danylo Amilcar, integrante da Comissão Especial de Apuração do Massacre de Paraisópolis.
Mediação/análise: Dennis de Oliveira Professor de Jornalismo na USP, coordenador do projeto “Observatórios dos Coletivos Culturais de Periferia”, ativista da Rede Antirracista Quilombação.





Artes: criação, produção e consumo
A pandemia acelerou processos de criação e fruição de experiências estéticas com transmissões ao vivo pela internet, quais foram os impactos na cadeia produtiva das artes?
Com  Benjamin Taubkin, Pianista, compositor, arranjador e produtor musical, criador do Projeto Viver de Música e Janaína Leite Atriz, diretora, autora e produtora de teatro.
Mediação/análise: Kelly Adriano de Oliveira Graduada em Ciências Sociais pela USP, Mestra em Antropologia Social pela USP, Doutora em Ciências Sociais pela Unicamp e Gerente Adjunta da Gerência de Ação Cultural do SESC SP.





Reorganização de pequenas empresas, processos de distribuição e economia de vizinhança
Novos processos de organização produtiva estão surgindo durante a pandemia, a economia de vizinhança alicerçada na economia dos bairros, compras coletivas, processos de venda baseados na confiança
Com Roberto Carlos do Nascimento, coordenador do setor de produção do Quilombo Campo Grande/MG, do MST ; Giuliana Bastos, Jornalista e especialista em café e gastronomia, criadora do Grão Coletivo e Midiã Cláudio, Graduada em Artes Visuais, Especialista em Artes, Ecologia e Sustentabilidade, Assistente da Gerência de Sustentabilidade e Cidadania do Sesc São Paulo.
Mediação/análise: Marcos Arruda Economista e educador, membro do Fórum Mudança Climática e Justiça Socioambiental.





Saúde Pública em tempos de pandemia: da revalorização do SUS ao Comum

O enfrentamento à pandemia no Brasil poderia ser calamitoso, caso o país não fosse dotado de um sistema de atendimento universal à saúde, como o SUS, o que reforça a necessidade do fortalecimento dos Bens Comuns.
Com Gastão Wagner, Médico sanitarista e professor titular na UNICAMP, referência na Saúde Coletiva no Brasil e Paulo Amarante, Psiquiatra e pioneiro do movimento antimanicomial no Brasil.
Mediação/análise: Alana Moraes Antropóloga, pesquisadora no Museu Nacional – UFRJ, pensa as lutas sociais contemporâneas, a partir da perspectiva do Comum. 



Se você gosta desse tipo de debate, inscreva-se no nosso canal, e tenha acesso a conteúdos exclusivos.