Notícias

Métodos de pesquisa em Ciências Sociais
Publicações online abordam as principais questões metodológicas em matéria de pesquisas qualitativas e quantitativas na área.

Métodos de pesquisa em Ciências Sociais

Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo – CPF Sesc foi criado em 2012 com o objetivo de ampliar o compromisso da instituição no campo da cultura, compreendendo a educação como uma ação permanente.

O trabalho desenvolvido se abre então em duas frentes, enfocando a gestão cultural paralelamente à abordagem dos principais temas ligados ao comportamento contemporâneo, mediante o debate de suas problemáticas e a implicação de seus principais desdobramentos.

Ao investir nesse foco, o CPF Sesc se constitui como um espaço articulado entre os eixos de produção de conhecimento, qualificação e difusão, de modo a gerar um círculo virtuoso que os intercala e os retroalimentada. Em outras palavras, os resultados de uma dada pesquisa podem ensejar um curso específico; e nos dois casos os conteúdos gerados são difundidos física ou virtualmente, como uma publicação impressa ou digital.

O exemplo dessa dinâmica está expresso nesta publicação MÉTODOS DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS, que o Sesc e o Cebrap têm o prazer de disponibilizar para leitura. Trata-se de um conjunto de textos que aborda de modo introdutório, mas detalhado, as principais questões metodológicas em matéria de pesquisas qualitativas e quantitativas na área.

O curso que originou esta publicação foi conduzido pelo Cebrap – Centro Brasileiro de Análise e Planejamento e realizado em parceria com o Sesc.

Sua oferta a público no Centro de Pesquisa e Formação ocorreu em 2015 e em 2016.

Dadas a procura pelo curso e, principalmente, a importância das questões de método apresentadas nas aulas, nada mais natural que reuníssemos todo o conteúdo em uma publicação. A intenção é contribuir para o debate e para a difusão de metodologias de pesquisa, tanto para os iniciantes em matéria de investigação acadêmica ou não, quanto para aqueles que desejam aprofundar conhecimentos sobre a área.

Com esta publicação, o Cebrap e o Sesc levam adiante o propósito de disseminar conhecimento e contribuir para ampliar a compreensão e transformação da realidade brasileira.

Os Métodos de pesquisa em Ciências Sociais são gratuítos e estão disponíveis nos links abaixo:

Métodos de pesquisa em Ciências Sociais - Bloco Quantitativo

Métodos de pesquisa em Ciências Sociais - Bloco Qualitativo