Notícias

“Teatro não é o fim, é o meio”, afirma Antunes Filho
Áudio do bate-papo com o diretor do Centro de Pesquisa Teatral do Sesc em São Paulo.

“Teatro não é o fim, é o meio”, afirma Antunes Filho

“A pergunta básica é: aonde você quer chegar fazendo teatro? Para quê você quer decorar texto e fazer exercício vocal e corporal?”, questiona o diretor do Centro de Pesquisa Teatral (CPT) do Sesc em São Paulo, Antunes Filho, durante o Em Primeira Pessoa de 12 de fevereiro de 2014.

“Eu não faço exercício de ator, são exercícios que servem para o ator fazer alguma coisa. O exercício não é o fim, mas o meio para chegar a algum lugar. E as pessoas não sabem onde elas querem chegar, você tem que ajudá-las a encontrar um rumo. Ser somente um grande ator é uma coisa oca. O que eu quero com os outros, o que significam os outros, por que fazer teatro para os outros? Não podemos fazer teatro simplesmente para ter brilho e ganhar aplauso, temos que fazer teatro para distribuir algo às pessoas. Aí começa a fazer sentido. Teatro não é o fim, é o meio”, complementa.

Com a sala lotada, um dos discípulos do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), que revolucionou o caminho dessa arte no país com sua adaptação e encenação de “Macunaíma”, de Mário de Andrade, falou sobre o CPT e a busca por uma metodologia de trabalho para ator.

Se você não pôde participar da atividade ou se você gostou tanto e deseja ouvir tudo de novo, disponibilizamos o áudio do bate-papo na íntegra!



(Fotos: Alexandre Nunis)


Conheça também as publicações da Edições Sesc SP sobre o Antunes Filho:
- Antunes Filho
- Hierofania
- Círculo de dramaturgia