Notícias

Literatura em Campo Expandido
O que a literatura contemporânea está apresentando para nós nesse momento?

Literatura em Campo Expandido

O que a literatura contemporânea está apresentando para nós nesse momento? Quais temas esses autores estão trazendo à tona e nos fazendo refletir sobre questões da atualidade? Essas e outras foram as perguntas norteadoras para formular o ciclo de encontros “Literatura em campo expandido”.

            O termo “campo expandido” foi emprestado de Rosalind Krauss e usado aqui para identificar esse campo aberto em que a literatura contemporânea está se colocando.

            Durante o ciclo, diferentes palestrantes abordarão autores com produções recentes, como Bob Dylan, que ganhou o Prêmio Nobel no ano de 2016; Haruki Murakami, que nos incita a pensar que somos cidadãos de um mundo onde as fronteiras se tornaram porosas e que a interdependência de todos os fenômenos é uma das coisas a se aprender  observando a realidade atual; Chimamanda Ngozi Adichie, escritora nigeriana que chama a atenção para a necessidade de uma pluralidade das narrações para se constituir experiências menos estereotipadas  que possibilitem identidades diversas; Jorge Luis Borges, representante de uma das matrizes da literatura pós moderna onde  uma linhagem de escritores  trabalha no limiar entre ficção e não ficção, entre realismo e fantástico; Paulo Leminski, que busca com sua aproximação aos haikais uma construção de aparência simples mas de construção rigorosa que recupera uma ideia de poeta-artesão no campo da literatura; e Elena Ferrante, que ao manter por longo tempo seu anonimato, coloca em xeque a importância do conhecimento da autoria de uma obra artística  nos tempos atuais e, com sua tetralogia, evidencia as questões vividas por Elena Greco e Raffaella Cerullo no conflitos sociais, políticos, culturais e familiares.

            Fica, então, o convite para discussão ao longo dos encontros das questões atuais desses autores, como gênero, música como literatura, internet, autoria, entre outras.

 Tania Rivitti é Educadora. Trabalhou no Centro Universitário Maria Antonia/USP como coordenadora de cursos de extensão nas áreas de Artes, Design, Filosofia, Literatura e Psicanálise e fundou, junto com Lorenzo Mammì, o grupo de jovens críticos desta instituição.

O Ciclo inicia no dia 12 de Setembro e as inscrições podem ser feitas a partir do dia 25 de agosto, às 14h aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou em qualquer unidade do Sesc em São Paulo.